Carga horária

Mais de 92 horas

Data de Início

27/05/2017

Modalidade

On-line

Flexibilidade

Assista às vídeoaulas diversas
vezes e em qualquer lugar

Corpo Docente do Curso de Clínica Psiquiátrica — V Edição

Paulo Sallet


Doutor em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Médico-assistente do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP. Professor Colaborador, Coordenador da Unidade de Internação de Agudos e do Programa de Residência Médica em Psiquiatria, e Orientador de Pós-graduação do Departamento de Psiquiatria da FMUSP. Professor Instrutor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Atua na Emergência Psiquiátrica do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM) de Franco da Rocha. Coordenador do Atendimento Psiquiátrico do Instituto de Medicina Sallet (Cirurgia Bariátrica). Experiência na Área de Psiquiatria, com Ênfase em Psicoses, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicoses, Psicofarmacologia, Neuroimagem, Classificação das Psicoses, Compulsão Alimentar e Alterações Psiquiátricas Associadas à Cirurgia Bariátrica. Estágios nas Universidades de Bolonha e Milão, Itália. Treinamento na Universidade de Würzburg, Alemanha. Graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição.

Euripedes C. Miguel


Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da FMUSP.

Valentim Gentil Filho


Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da FMUSP.

Wilson Felício Joaquim


Sofia Barbieri


Lis Gomes


Abigail Betbedé


Alexandre Andrade Loch


Graduação em medicina pela Universidade de São Paulo e residência médica em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Atualmente é pesquisador e médico assistente do Instituto de Psiquiatria da FMUSP, onde desempenha as atividades: 1) coordenador de ensino e pesquisa do Ambulatório de Psicoses do LIM-27, 2) médico assistente/supervisor da Enfermaria de Ansiedade e Depressão, 3) médico supervisor do serviço de Interconsulta Psiquiátrica (Instituto Central).

Possui projetos de pesquisa relacionados à esquizofrenia nas áreas de: 1) estigma, 2) genética e cognição, 3) novas intervenções para os sintomas da esquizofrenia.

Ana Cláudia Melcop Lacerda de Melo


Psiquiatra da Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Mestranda da Unifesp. Médica-assistente da Unidade de Internação para Infância e Adolescência do IPq-USP. Coordenadora Clínica do Programa de Atenção à Psicose na Infância e Adolescência da Unifesp.

Ana Kleinman


Psiquiatra da Infância e Adolescência. Possui Graduação em Medicina e Residência Médica em Psiquiatria pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Especialização e Pós-Graduação em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Faculdade de Medicina, USP, e pelo Institute of Psychiatry, IOP, Londres. Títulos de Psiquiatria e Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Doutora pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina, USP (FMUSP).
Médica psiquiatra e pesquisadora do PROMAN - Programa de Transtorno Bipolar do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP (IPq-HC-FMUSP). Áreas de atuação: Psiquiatria da Infância e Adolescência, atuando principalmente nos seguintes temas: Transtorno do Humor Bipolar, Transtornos Depressivo e Ansioso, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

André Malbergier


Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Illinois, EUA. Doutor pelo Departamento de Psiquiatria da FMUSP. Coordenador Executivo do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (GREA) do IPq-HC-FMUSP.

Beny Lafer


Professor-Associado, Livre-Docente do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Coordenador do Programa de Transtorno Bipolar (PROMAN) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP (IPq-HC-FMUSP).

Bernardo Camarrão Gomes


Bruna Bartorelli


Carmita Helena Najjar Abdo

Lattes

Médica Psiquiatra.

Doutora e Livre-Docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Fundou e é Coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP. Coordenadora do Núcleo de Medicina Sexual do HCFMUSP.

Orientadora de mestrado e doutorado e responsável pelo Curso de Pós-Graduação lato sensu da FMUSP "Especialização em Sexualidade Humana".

Coordenou um dos mais abrangentes estudos sobre o Comportamento e as Dificuldades Sexuais do Brasileiro. Coordenou um amplo estudo nacional sobre Envelhecimento, Saúde Geral e Dificuldades Sexuais e a pesquisa Mosaico Brasil, que mapeou o Comportamento Afetivo-sexual do Brasileiro.

Pertence ao Educational Committee da International Society of Sexual Medicine.

Autora de oito livros.

Cristiane Maluhy Gebara

Lattes

Psicóloga. Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em Medicina Comportamental pela UNIFESP. Idealizadora do Programa Realidade Virtual para tratar Fobia Social- Programa RVFS, Supervisora do setor de pesquisa e Tratamento do Amor Patológico e Ciúme Excessivo do Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC- FMUSP. Docente do Curso "Especialização e Aprimoramento em Saúde Mental" do Programa Ansiedade (AMBAN) do IPq-HC- FMUSP.

Daniel Martins de Barros


Professor colaborador do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Médico coordenador do Núcleo de Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica (NUFOR) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP (IPq-HCFMUSP).

Daniela Kurcgant


Débora Pastore Bassitt


Graduada em Medicina para Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Psiquiatria pela Facudade de Medicina da Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP (2004). Atualmente é médica preceptora do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e medica assistente comissionada do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínícas da FMUSP. Tem experiência na área de Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: esquizofrenia, discinesia tardia, psicogeriatria.

Edson Luis Toledo

Lattes

Psicólogo Clínico.

Mestre em Psiquiatria pela FMUSP.

Especialista em Psicologia Hospitalar.

Coordenador do Programa de Tricotilomania do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP.

Psicólogo do Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares (AMBULIM) do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP.

Eduardo Maia


Psiquiatra, atua como médico psiquiatra no Programa de Transtorno Bipolar (PROMAN) do IPq – Hospital das Clínicas da USP, é membro da Equipe de Retaguarda Psiquiátrica do Hospital Albert Einstein.

 

 

Eduardo Martinho Jr.


Médico-assistente do Ambulatório Integrado de Transtornos de Personalidade (AITP) do IPq-HC-FMUSP. Médico Preceptor do Internato em Psiquiatria e da Residência Médica. Research Fellow em Psiquiatria no Hospital McLean, da Harvard Medical School, EUA.

Eduardo Wagner Aratangy


Médico formado pela USP
Especialista em psiquiatria com residência no IPq HCFMUSP
Médico supervisor do Programa de Transtornos Alimentares do IPq HCFMUSP
Médico supervisor da Enfermaria de Comportamento Alimentar do IPq HCFMUSP

Elen Cristina de Oliveira

Lattes

Médica Psiquiatra.

Mestranda do Departamento de Psiquiatria da FMUSP.

Médica colaboradora do Programa de Tricotilomania do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP.

Erica Panzani Duran


Psicóloga, mestre em Ciências da Saúde (IPq-FMUSP), especialista em Terapia Cognitiva (FACAT), especialista em Terapia Comportamental Cognitiva em Saúde Mental (IPq-AMBAN). Treinamento intensivo em Terapia Comportamental Dialética (Behavioral Tech) e treinadora em Terapia Cognitiva Processual.

Erlei Sassi


Coordenador Geral do Ambulatório Integrado-Transtornos de Personalidade e do Impulso- Ipq-HC FMUSP - Projeto Personalidade.
Supervisor na clinica psiquiátrica de Médicos Residentes da Psiquiatria e Internos do IPq-HC-FMUSP.
Supervisor de Psicoterapia individual e familiar do Ambulatório Integrado IPq-HC-FMUSP.
Responsável pela Interconsulta Psiquiátrica no Hospital Municipal Universitário da Faculdade de Medicina do ABC.
Membro do NUFOR- Ipq HC-FMUSP – Projeto de Assistência Psiquiátrica a criança e adolescente da Fundação CASA.

Euripedes C. Miguel


Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da FMUSP.

Felipe Corchs


Professor colaborador do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Médico Psiquiatra e coordenador do ambulatório de trauma do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Florindo Stella


Francisco Baptista Assumpção Junior


Giancarlo Spirrizzi


Doutor em Ciências pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

Guilherme Spadini dos Santos


Médico psiquiatra e Mestre em Ciências pela FMUSP.

Médico colaborador do Ambulatório Geral do IPq-HC-FMUSP.

Professor convidado da disciplina de Psicologia Médica da FMUSP.

Gustavo Bonini Castellana


Hélio Elkis


Professor-Associado, Livre-Docente do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Coordenador do Programa de Esquizofrenia (PROjESq) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP (IPq-HC-FMUSP). Presidente do Centro de Apoio a Pesquisa (CEAPESq) do IPq-HC-FMUSP.

Helena Paula Brentani


Doutora em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo.

Mestre em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo.

Coordenadora do PROTEA-programa do espectro autista.

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo.

Atualmente é professora do departamento de psiquiatria da FMUSP.

Hercílio Pereira de Oliveira


Hermano Tavares

Lattes

Médico Psiquiatra

Doutor e Livre-Docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Doutor em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo.

Pós-doutorado em Jogo Patológico na Universidade de Calgary – Canadá.

Pós-doutorado em Psicofarmacologia.

Docente do Departamento de Psiquiatria em Atenção Primária

Professor Associado (MS-5) da USP

Vice-coordenador de Saúde Mental do Projeto Região Oeste da Faculdade de Medicina da USP

Fundou e coordena o Programa Ambulatorial do Jogo (PRO-AMJO) e Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP

Jackeline Suzie Giusti

Lattes

Psiquiatra da Infância e Adolescência. Doutora em Ciências na área de Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Psiquiatra assistente do ambulatório de Adolescentes impulsivos (Drogas e Automutilação) do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas da FMUSP.

José Antonio de Mello Siqueira Amaral


José Galluci Neto


Julia Loureiro


Karla Almeida


Médica Assistente do Instituto de Psiquiatria (IPq) do HC-FMUSP. Vice-coordenadora do Programa de Transtorno Bipolar (PROMAN) do IPq FMUSP. Mestre em Saúde Comunitária pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBa. Doutora em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria da FMUSP.

Lucas de Oliveira Serra Hortêncio


Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Residência em Psiquiatria no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP - São Paulo.

Atualmente, Preceptor de Psiquiatria da Graduação da Faculdade de Medicina da USP.

Luiz Augusto Rohde


Professor Titular de Psiquiatria - UFRGS; Professor da Pós-Graduação em Psiquiatria - USP. Coordenador-Geral do Programa de TDAH do HCPA. Participou do grupo de trabalho sobre Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e Transtornos Disruptivos do Comportamento da DSM-5, Associação Americana de Psiquiatria. Presidente da World Federation of ADHD. Ex-Vice-Presidente da International Association of Child and Adolescent Psychiatry and Allied Disciplines (IACAPAP). Vice-coordenador do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para a Infância e Adolescência. Pesquisador nível 1A CNPq. Co-editor da European Child and Adolescent Psychiatry até 2013, editor emérito da Revista Brasileira de Psiquiatria, editor Associado da Attention Deficit and Hyperactivity Disorders e editor internacional do Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry. Publicou cerca de 280 artigos científicos, 50 capítulos de livros ou editoriais, e é organizador ou editor de 8 livros sobre saúde mental de crianças e adolescentes no Brasil, Inglaterra, Alemanha e EUA. Tem cerca de 14000 citações per doc e Índice H = 55 (google scholar).

Marcelo Brañas


Marcelo Hoexter


Doutor em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo  (UNIFESP).  

Pós-doutorado no Departamento de Radiologia da Universidade de São Paulo (USP).

Pós-doutorado no Departamento de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP).

 

Marcos Croci


Marcos Pais


Marcus Vinicius Zanetti


Médico Psiquiatra e Doutor em Ciências pela FMUSP.

Dedica-se a pesquisa em transtornos psicóticos e do humor, além de possuir grande experiência clínica em transtornos mentais complexos.

Maria Alice de Mathis


Doutora em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (USP).

Mestre em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (USP). 

Mariangela Gentil Savoia


Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo.

Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de comportamento, transtornos de ansiedade, estresse e estratégias de enfrentamento.

Atualmente é pesquisadora do Programa Ansiedade do IPq -HC -FMUSP onde coordena e é docente o Curso de Especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva em Saúde Mental e do curso de Formação de Terapia comportamental e Cognitiva.

Coordenadora do Conscientia - Núcleo de Estudos em Comportamento e Saúde Mental. Revisora de periódicos científicos. 

Coordenou por dez anos o Serviço de Psicologia do CAISM da Santa Casa de São Paulo.

Atualmente é docente em cursos de especialização em diferentes instituições em vários estados brasileiros e atua também como consultora científica.

Mariangeles Berutti


Mestre em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, USP

Especialização em Terapia de família e casal pela PUC – SP

Necessidades educativas especiais pela FLACSO (Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales)

Graduada em psicóloga pela PUC – Argentina

Martinus Theodorus van de Bilt


Médico Assistente do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP

Coordenador do Grupo de Psicoses do Laboratório de Neurociências (LIM-27)

Dr. Maurício Henriques Serpa


Médico Psiquiatra, Doutor em Ciências, Pesquisador do Laboratório de Neuroimagem em Psiquiatria (LIM-21) e do Grupo de Psicoses do Laboratório de Neurociências (LIM-27) do Departamento e Instituto de Psiquiatria da FMUSP, Pesquisador do Núcleo de Apoio à Neurociência Aplicada (NAPNA) da USP.

Mauro Victor de Medeiros Filho


Médico Assistente do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria (SEPIA – IPQ) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP)

 

Márcia Radanovic


Márcio Bernik


Doutor em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (USP)

Patricia Hochgraf


Paula Vilella Nunes


Médica pela Faculdade de Medicina da USP, fez residência em Psiquiatria e Doutorado pela mesma instituição. Tem em Psiquiatria e Psiquiatria Geriátrica, atuando em pesquisa principalmente nos seguintes temas: Alzheimer, Comprometimento Cognitivo Leve, Litio, Transtorno Bipolar, Depressão e Intervenções Psicossociais. É orientadora de pós-graduação pelo Departamento de Fisiopatologia Experimental da Faculdade de Medicina da USP e colaboradora de projetos de pesquisa do PROMAN - USP onde é pós-doutoranda. É Professora Concursada e coordenadora da Disciplina de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Jundiaí.

Paulo Canineu


Renato Marchetti


Doutor em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Diretor do Serviço de Ambulatórios do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP (IPq-HC- -FMUSP). Coordenador do Projeto de Epilepsia e Psiquiatria (PROJEPSI) do IPq-HC-FMUSP.

Ricardo Alexandre Toniolo


Doutor em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Médico Psiquiatra pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Coordenador do ambulatório do Programa de Transtorno Bipolar (PROMAN) do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Ricardo Amaral


Ricardo Asensio Rodriguez

Lattes

Psicólogo Clínico.

Especialista em Terapias Cognitivas e Neuropsicologia pelo Ipq- FMUSP.

Aprimoramento em Saúde Mental pelo CAISM - Centro de Atenção Integrada a Saúde Mental da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Aperfeiçoamento em Neuropsicologia na Instituição Psiquiátrica no IPq HCFMUSP

Coordenador do Grupo de Atendimento ao Paciente Impulsivo com Transtorno de Personalidade Borderline do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP.

Roberto Favaretto


Rodrigo da Silva Dias


Doutor pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Mestre na área de Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo sobre o Papel da Terapia de Reposição Hormonal no Tratamento da Depressão em Mulheres Menopausadas.

Pesquisador do Programa de Pesquisa de Transtorno Bipolar (PROMAN) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Botucatu Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Pesquisador do Núcleo de Estudos em Telemedicina do IPq - USP.

Sandra Scivoletto


Professora Assistente de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Departamento e Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP). Orientadora de Pós-Graduação do Programa de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Responsável pela execução da orientação acadêmica do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência (SEPIA) do IPq-HCFMUSP.

Silvia Brasiliano


Tatiana Zambrano Filomensk


Tibor Rilho Perroco


Doutor em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (USP).

Tito Paes de Barros Neto


Psiquiatra. Mestre em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP. Docente e supervisor do  Curso "Especialização e Aprimoramento em Saúde Mental" do Programa Ansiedade (AMBAN) do IPq-HCFMUSP. Pesquisador do Programa Ansiedade  (AMBAN) do IPq-HCFMUSP.

Valentim Gentil Filho


Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da FMUSP.

Vinicius Dornelles


Waldemar Oliveira


Apoio: